sexta-feira, 31 de agosto de 2012

"Imprudência nos Ônibus gera 1 multa a cada 7 minutos"


Ônibus recebem uma multa de trânsito a

cada 7 minutos no Rio. 

Um ônibus da linha 292 para no meio da pista, longe do ponto e atravancando o trânsito, para pegar passageiros na Avenida Brasil, no Caju


Na matemática das ruas, quanto é a soma da imprudência ao volante com a falta de fiscalização no transporte público? Até abril, essa resposta era a de uma multa de trânsito a cada sete minutos e quatro segundos para os motoristas de ônibus que trafegam na capital. De acordo com estatísticas do Detran, essa é a marca cravada pelas empresas de janeiro a abril deste ano, num total de 24.619 infrações.
E, pelo andar da carruagem, os ônibus chegarão ao fim do ano com o pé embaixo no desrespeito às leis de trânsito. Mantida a atual proporção, serão anotadas mais de 73,8 mil multas até lá. Assim, cada um dos coletivos terá recebido em média 8,58 infrações — mais do que o dobro registrado pelo Detran entre agosto de 2007 e agosto de 2008.
Assim, cada motorista de ônibus do Rio já foi multado, em média, pelo menos uma vez até abril. Nesse ritmo, o prontuário de infrações terá acumulado mais de quatro infrações no fim de 2012.
Para evitar que isso aconteça, a Secretaria municipal de Transportes diz que dispõe de 350 homens entre fiscais e policiais militares, que fazem bico, a serviço da prefeitura. Ou seja: cada agente tem que dar conta de 24,5 ônibus em toda a cidade.
Nessa conta que não fecha na relação entre fiscalização e respeito à lei, fica a promessa feita, há mais de dois anos, pelo secretário de Transportes, Alexandre Sansão.
— O sistema vai funcionar melhor. O modelo vigente faz com que o poder público tenha poucos instrumentos de regulação do sistema e, de fato, a frágil regulação prejudica a exigência por uma melhor qualidade do serviço — declarou o secretário no dia 29 de abril de 2010, referindo-se ao caos anterior à assinatura do contrato para exploração das linhas de ônibus, firmado em 17 de setembro daquele ano com os consórcios Internorte, Intersul, Transcarioca e Santa Cruz.

Nenhum comentário: