Prefeitura cede para vans
Município admite acelerar editais de licitações depois que topiqueiros pararam a cidade
POR ANGÉLICA FERNANDES
Rio - Após manifestação de 5 mil topiqueiros que parou a cidade na véspera, nesta quinta-feira a Secretaria Municipal de Transportes prometeu, em reunião com os líderes do movimento, apresentar dentro de uma semana editais para licitações individuais dotransporte alternativo. A medida é uma das reivindicações dos motoristas de vans. A concorrência só será marcada após as eleições.
A quantidade de lotes e áreas serão decididas sexta-feira que vem, em outra reunião com representantes do movimento. A licitação é a principal demanda de cerca de 40 mil condutores permissionários e auxiliares de vans da cidade. A categoria pede autonomia em 6 mil licenças.

Vans fecharam ruas da cidade em protesto para pedir nova licitação | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
“Queremos ser responsáveis por nosso trabalho. A cooperativa seria só a gestora, não permissionária”, justifica Guilherme Biserra, coordenador do Movimento em Defesa do Transporte Alternativo do Rio.
Desde 2002, motoristas das 40 cooperativas legalizadas circulam com permissões provisórias. No mesmo ano, lei municipal determinou que as licenças das linhas fossem destinadas a pessoas físicas. Mas só uma licitação foi concluída em 2008 e cancelada três anos depois.
“Fizeram concorrência só para pessoa jurídica. Autônomos ficaram de fora. Depois a prefeitura cancelou os contratos firmados”, explica Biserra. Trinta e oito outorgas foram liberadas para pessoas físicas que concorreram por cooperativas. A categoria quer ainda implantação de Bilhete Único, uso dos pontos comuns aos ônibus e dos corredores exclusivos BRS.
Leia mais:
http://odia.ig.com.br/portal/rio/prefeitura-cede-para-vans-1.477306
Nenhum comentário:
Postar um comentário