sexta-feira, 24 de agosto de 2012

"Segundo CREA-RJ tá tudo certo na linha 1 do Metrô do Rio"


Crea-RJ não encontra irregularidades em 



vistoria feita na Linha 1 no Metrô Rio


Interior de uma das 19 novas composições chinesas que farão parte da frota do Metrô Rio
Interior de uma das 19 novas composições chinesas que farão parte da frota do Metrô Rio Foto: Metrô Rio / Divulgação
O Globo

RIO - O presidente do Crea-RJ, Agostinho Guerreiro, disse que o funcionamento das composições chinesas recém-incorporadas à frota de trens do Metrô Rio acontece, aparentemente, de forma regular. Guerreiro e uma equipe ligada à Câmara de Análise de Prevenção de Acidentes da entidade fizeram uma vistoria na linha 1 nesta quinta-feira. A operação aconteceu um dia antes da viagem inaugural da primeira das 19 composições da China.
As equipes buscam verificar se as adaptações realizadas nas estações foram feitas de forma adequada. A ideia de fazer a análise surgiu após o Crea receber denúncias de que a concessionária reduziu o tamanho de plataformas e pilastras da linha subterrânea sem levar em conta algumas medidas de segurança.
"No que diz respeito às plataformas, a concessionária esclareceu que as modificações feitas integram um projeto antigo que visa aumentar o conforto e a segurança no embarque e desembarque de passageiros, sobretudo nas estações em curva", afirmou Guerreiro, em nota.
Mas o Crea ainda analisará cópias de documentos que serão encaminhados pelo Metrô Rio nos próximos dias e vai aguardar o início das operações com os trens chineses com sua ocupação normal de usuários - prevista para setembro - para emitir um parecer definitivo sobre o projeto. A equipe do Crea embarcou em uma composição na Estação Uruguaiana, seguiram até Botafogo, depois se dirigiram para a Tijuca e retornaram para a Estação Uruguaiana.
A viagem inaugural do primeiro novo trem acontece às 9h de sexta-feira. O trajeto começará na Estação Estácio e seguirá até a Estação Maracanã, onde haverá um evento e uma entrevista coletiva. Estarão presentes o presidente do Metrô Rio, Flávio Almada, e o governador Sérgio Cabral. Em seguida, o trem segue em direção à Pavuna. Já a entrada em circulação, em regime de operação assistida, se dará a partir do próximo sábado. No primeiro mês, a composição circulará em horários específicos.
O investimento nos 19 trens chineses foi de R$ 320 milhões, de acordo com o Metrô Rio. Segundo a concessionária, os bancos, dispostos de forma longitudinal, oferecerão mais espaço aos passageiros, que também poderão mudar de carro durante a viagem por meio das passagens sanfonadas (gangways). Todas as composições terão câmeras, e painéis de LED informarão o mapa das estações e orientarão o desembarque dos passageiros.
Em março de 2013, quando os 19 novos trens entrarem em operação, o MetrôRio operará com 19 composições na Linha 1 (114 carros) e 28 na Linha 2 (168 carros), com dois trens na reserva no Centro de Manutenção. Todos os trens terão seis carros. Com toda a frota em operação, a previsão é que os intervalos passem de seis para quatro minutos nas pontas de linha (entre Pavuna e Central, entre Saens Peña e Central e entre Ipanema/General Osório e Botafogo); e de três para dois minutos no trecho compartilhado (entre Botafogo e Central).


Leia mais: 
http://extra.globo.com/noticias/rio/crea-rj-nao-encontra-irregularidades-em-vistoria-feita-na-linha-1-no-metro-rio-5878916.html

Nenhum comentário: