Após série de acidentes no BRT, Crea vai vistoriar
sinalização.
A vistoria será feita pela Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes, e o primeiro ponto que será analisado fica em frente ao Bosque da Barra (Parque Arruda Câmara), na Barra da Tijuca.
Especialistas consultados pelo GLOBO dizem que sinalização é precária
Acompanhados pelo GLOBO, especialistas inspecionaram o sistema na semana passada. Segundo eles, a sinalização precária, aliada à imprudência de motoristas, motociclistas e pedestres, está por trás dos constantes acidentes no BRT. Pelo menos quatro atropelamentos com morte e cinco colisões foram registrados em quase três meses de operação. Na manhã da última sexta-feira, um casal ficou ferido ao bater com o carro num ônibus do BRT, próximo à Estação Barra Sul, no sentido Grota Funda.
O engenheiro civil Antônio Eulálio Pedrosa, consultor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ) que já participou de projetos de vias expressas como a Linha Amarela, afirma que tanto o desrespeito às leis de trânsito quanto a sinalização precária tem culpa nos acidentes:
— Ao longo do trajeto do BRT, há trechos onde não existe sinalização no chão avisando ao motorista que a pista é exclusiva para os ônibus articulados e que virar à esquerda é proibido. Pelo percurso passam muitos motoristas de outros estados, estrangeiros e até moradores da cidade que ainda não estão familiarizados com o corredor expresso. A culpa, porém, não é apenas da sinalização insuficiente. Falta educação aos motoristas, que insistem em fazer as bandalhas — avaliou Pedrosa.
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