sexta-feira, 7 de setembro de 2012

"Crea vistoria BRT Transoeste"



Após série de acidentes no BRT, Crea vai vistoriar 

sinalização.



Na semana passada, mais uma colisão, que deixou um casal feridoO BRT Transoeste, que liga a Barra a Santa Cruz, será vistoriado nesta quarta-feira pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ). Em nota, a entidade afirma que decidiu avaliar as condições de segurança e sinalização de alguns trechos da via expressa após receber denúncias de usuários do transporte, assim como registrar o alto número de atropelamentos com morte e colisões. Related content
vistoria será feita pela Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes, e o primeiro ponto que será analisado fica em frente ao Bosque da Barra (Parque Arruda Câmara), na Barra da Tijuca.

Especialistas consultados pelo GLOBO dizem que sinalização é precária

Acompanhados pelo GLOBO, especialistas inspecionaram o sistema na semana passada. Segundo eles, a sinalização precária, aliada à imprudência de motoristas, motociclistas e pedestres, está por trás dos constantes acidentes no BRT. Pelo menos quatro atropelamentos com morte e cinco colisões foram registrados em quase três meses de operação. Na manhã da última sexta-feira, um casal ficou ferido ao bater com o carro num ônibus do BRT, próximo à Estação Barra Sul, no sentido Grota Funda.
O engenheiro civil Antônio Eulálio Pedrosa, consultor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ) que já participou de projetos de vias expressas como a Linha Amarela, afirma que tanto o desrespeito às leis de trânsito quanto a sinalização precária tem culpa nos acidentes:
— Ao longo do trajeto do BRT, há trechos onde não existe sinalização no chão avisando ao motorista que a pista é exclusiva para os ônibus articulados e que virar à esquerda é proibido. Pelo percurso passam muitos motoristas de outros estados, estrangeiros e até moradores da cidade que ainda não estão familiarizados com o corredor expresso. A culpa, porém, não é apenas da sinalização insuficiente. Falta educação aos motoristas, que insistem em fazer as bandalhas — avaliou Pedrosa.

Nenhum comentário: