terça-feira, 25 de setembro de 2012

"Operação contra fraude no DETRAN, já são 38 presos"

Em operação da Corregedoria do DETRAN-RJ, GECO e Polícia Civil 38 pessoas são presas.


Mulheres presas durante a operação chegando à Acadepol | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

A Operação Asfalto Sujo, realizada pela Corregedoria do DETRAN, a Polícia Civil e o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público) tem como objetivo cumprir 41 mandados de prisão e 67 de busca e apreensão nos postos do Detran. No esquema criminoso, funcionários, ex-funcionários despachantes e zangões, segundo a denúncia, recebiam propina para realizar de forma ilegal vistorias de licenciamento anual, transferências de propriedade de veículos e emissão de documentos. Desarticular a Quadrilha formada por funcionários do Detran, despachantes e Zangões, que atuava em pelo menos 4 postos de vistoria é a principal missão da operação desencadeada que já prendeu 38 até agora.
Operação Asfalto Sujo tem como objetivo cumprir 41 mandados de prisão e 67 de busca e apreensão nos postos do Detran | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

A investigação sobre esta quadrilha começou há 6 meses, foram efetuadas prisões em Bom Jesus do Itabapoana, Itaboraí, São Gonçalo, Magé, Rio de Janeiro, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, São Fidélis, Niterói, Campos, Tanguá e  Duque de Caxias. De acordo com a denúncia, a quadrilha agia desde julho de 2009 e lucrava cerca de R$ 200 mil por mês. A prática da “vistoria fantasma” era a fraude mais comum. Segundo investigações, documentos referentes a vistoria do veículo para licenciamento anual eram emitidos sem que o carro fosse levado ao posto do Detran.

Nenhum comentário: