Rio -  Trem da SuperVia que trafegava no ramal de Belford Roxo e seguia para a Central da Brasil descarrilou próximo à estação do Mercadão de Madureira, na Zona Norte, na manhã desta terça-feira.

O acidente aconteceu às 11h28, quando uma das rodas do terceiro carro saiu dos trilhos. A concessionária admitiu que bombeiros socorreram vítimas feridas sem gravidade.

Em só 10 meses, ao menos seis descarrilamentos já ocorreram com trens da SuperVia. Os problemas levaram a Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj a entrar com ação coletiva na 7ª Vara Empresarial contra a SuperVia, estendida ao MetrôRio.
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Em dez meses, pelo menos seis descarrilamentos já ocorreram com trens da SuperVia. Nesta terça-feira, passageiros foram feridos sem gravidade  | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
A comissão quer que as empresas indenizem por danos materiais e morais passageiros vítimas de acidentes nos últimos cinco anos e que as duas concessionárias instituam comprovantes de embarque.

No incidente desta terça-feira, passageiros que estavam na composição tiveram queandar 300 metros até a plataforma para aguardar novo trem.

A circulação registrou atrasos de 15 minutos. Na véspera, usuários do sistema já haviam enfrentado outra falha técnica no ramal Santa Cruz e caminharam 200m nos trilhos até a Estação Engenho Novo.

Nesta terça-feira de manhã, a SuperVia informou que ninguém havia se ferido, mas, à tarde, admitiu ter tomado conhecimento de que bombeiros socorreram usuários. “A concessionária acionou a sua equipe de assistentes sociais para averiguar”, diz a nota.

Vítima deve reunir provas

O advogado da comissão da Alerj, Rafael Ferreira, explicou que interessados em indenizações devem ter sempre algum tipo de comprovante, como testemunhas, fotos e vídeos de celular, registro em delegacia ou de entrada em hospital, atestado médico ou registro de ocorrência na Agetransp.

SuperVia e MetrôRio informaram que ainda não foram citados em relação à ação movida pela Assembleia Legislativa e não quiseram comentar o assunto.